Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Outros Documentos Medievais
  • Diversos
  • São Boaventura

São Boaventura - Introdução

Carta às Clarissas (1258) 

Carta de São Boaventura às Clarissas 
Foi escrita no Monte Alverne, em 1259, na mesma ocasião em que São Boaventura redigiu o Itinerarium mentis in Deum. A alusão a Frei Leão faz pensar que o então novo geral da Ordem tenha recebido não só um testemunho sobre o valor de Clara e suas Irmãs na formação do espírito da fraternidade franciscana, mas também a sugestão de escrever a carta. 
O texto a seguir foi traduzido da Opera Omnia, VIII, p.473-474. Ed. Quaracchi. 
Usamos a sigla BoCc. 

De Perfectione vitae (12??) 

Entre as obras do Grande Doutor Seráfico, podemos destacar o tratado “De Perfectione Vitae” que ele escreveu para as Irmãs Clarissas. 
O título inteiro é De Perfectione Vitae ad Sorores (Sobre a Perfeição da Vida, para as Irmãs). Em todo caso, embora o título se justifique, porque ele se dirige com freqüência às Irmãs, a obra foi dedicada a uma Madre muito especial. Houve até quem pensasse que ele estaria falando com uma sua irmã, mas é amplamente aceito que o livro foi feito para a princesa Isabel de França, a criadora do mosteiro das Clarissas em Longchamp. Acredita-se que, morando em Paris, São Boaventura tenha sido orientador espiritual da Bem-aventurada Isabel, irmã do rei São Luís IX. E também que tenha colaborado na redação da “Regra de Isabel de Longchamp”. 
A obra é de interesse para a história das Clarissas. Apresentamos aqui apenas alguns trechos em que ele falou de Santa Clara. Para o texto completo em latim e português, remetemos à apresentação das Obras de São Boaventura, que ainda estamos preparando. Para este trecho em português, a sigla é BoPv. 

De um discurso sobre Francisco Fundador 

São Boaventura escreveu cinco sermões sobre São Francisco. Colocamos aqui um trecho do segundo: Sermo II de S.P.N. Francisco, que está na sua Opera Omnia, IX. O Doutor seráfico está fazendo um comparação de Francisco com Jó: “Ele teve sete filhos e três filhas” (Jó 1,2). Estou considerando esta citação como um testemunho importante para confirmar Francisco como co-fundador das Clarissas. E faço isso porque há quem tenha atribuído a fundação das Clarissas ao Cardeal Hugolino, por causa da Forma de Vida ou Regra que escreveu em 1219. 
Com a sigla BoDs estamos apresentando apenas a citação em português. Prometemos o texto bilíngue do discurso inteiro quando pudermos publicar São Boaventura.