Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Fontes Históricas
  • Processo de Canonização

TEXTO ORIGINAL

Processo di Canonizzazione - 18,1

XVIII TESTIMONIO


1. Messere Ranieri de Bernardo de Assesi con giuramento disse: che epso non dubitava de la sanctità de la bona memoria de madonna sancta Chiara, che lei non sia sancta in cielo: et se de lei se dubitasse da alcuno, de nesuna altra se deveria credere; ancho più presto pareria che la fede nostra se dovesse havere per niente. 
Però che epso testimonio cognobbe la predicta madonna Chiara quando era mammola in casa del suo padre; et che era virgine, et dal principio de la sua età incomençò attendere circha le opere de sanctità, come se fusse stata sanctificata nel ventre de la madre.

TEXTO TRADUZIDO

Processo de Canonização - 18,1

18ª TESTEMUNHA


1. Messer Rainério de Bernardo de Assis, fez o juramento e disse que ele não duvidava da santidade de Santa Clara, de boa memória. Achava que era uma santa no céu. E que, se alguém duvidasse dela, não daria para acreditar em mais nenhuma; ficaria parecendo que a nossa fé não tem consistência. 
Pois a testemunha conheceu a referida dona Clara quando era criança na casa de seu pai. Era virgem e começou muito cedo a cuidar das obras da santidade, como se tivesse sido santificada no ventre de sua mãe.