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TEXTO ORIGINAL

Compilação de Assis - 30

[30] 
1 “Adsit fratri meo vera necessitas, quevis eum indigentia tangat: si satisfacere properat eamque a se longe repellere, quid mercedis accipiet (cfr. Gen 29,15)? 
2 Incidit quidem occasio meriti, sed displicuisse sibi studiose probavit”. 
3 Hiis et similibus ignotos necessitatibus configebat, cum ipsas patienter non ferre, nichil aliud sit quem Egyptum repetere. 
4 Denique nulla vult occasione plures duabus tunicas fratres habere, quas tamen consutis petiis resarcire concedit. 
5 Exquisitos pannos horrere iubet et contraria facientes acerrime coram omnibus mordet; atque ut tales suo exemplo confunderet, super tunicam propriam rudem consuit saccum (cfr. Iob 16,16). 
6 In morte etiam exequiale[m] tunicam [vili sacco petiit operiri. 
7 Fratribus autem quos urgeret infirmitas, seu necessitas alia, mollem subtus ad carnem tunicam] indulgebat, ita tamen quod foris in habitu asperitas et vilitas servaretur. 
8 Dicebat enim: “Tantum adhuc laxabitur rigor, dominabitur tepor, quod filii pauperis patris et[iam] scarulaticos portare, colore solum mutato, minime verebuntur”.

TEXTO TRADUZIDO

Compilação de Assis - 30

[30] 
1 “Se meu irmão tiver uma verdadeira necessidade, que sofra a falta de alguma coisa: se correr para satisfaze-la e lançá-la para longe de si, que recompensa receberá? 
2 Pois houve uma ocasião de mérito, mas ele provou cuidadosamente que não tinha gostado”. 
3 Com essas palavras e outras semelhantes, atacava os que queriam escapar das necessidades, pois não suporta-las com paciência não é outra coisa senão voltar ao Egito. 
4 Finalmente, não queria em ocasião nenhuma que os frades tivessem mais do que duas túnicas, mas permitia que as consertassem com remendos costurados. 
5 Mandavam que abominassem os panos rebuscados e mordia com força, diante de todos, os que faziam o contrário. E para confundi-los com seu exemplo, costurou sobre sua túnica um pedaço de saco. 
6 Mesmo na morte, pediu para ser coberto com uma túnica de saco vil. 
7 Mas permitia aos frades apertados pela doença ou outra necessidade que usassem um pano mole, por baixo, junto da carne, mas de forma que por fora fosse observada a aspereza e vileza do hábito. 
8 Pois dizia: “O rigor ainda vai ficar tão relaxado, com o domínio da tibieza, que os filhos do pobre pai também não vão se envergonhar de usar panos escarlates, mudando só a cor”.