Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Outros Documentos Medievais
  • Diversos
  • Audite Poverelle

Audite Poverelle - Introdução

1. Ouvi, pobrezinhas 

“Ouvi, pobrezinhas” , ou “Audite Poverelle” é o escrito de São Francisco descoberto mais recentemente, em 1976. Nós o devemos ao franciscano Giovanni Boccali. Já se sabia, pela Compilação de Assis, n.85, que São Francisco escrevera umas “palavras de consolação” para as Irmãs de São Damião, na mesma ocasião em que compôs o Cântico do Irmão Sol. Sabia-se até que se tratava de um cântico ritmado e com música, e mesmo o seu conteúdo era conhecido. 
Mas o texto foi encontrado em dois manuscritos do começo do século XIV pelo Pe. Bocalli, que seguiu as indicações de duas clarissas estudiosas e o localizou no mosteiro de São Fidêncio em Novaglie. Boccali deu-lhe o nome de “Palavras de Exortação”. Dois anos depois, publicou um estudo crítico, ao qual se seguiram outros. O texto original está no mesmo dialeto antigo do vale de Espoleto em que foi composto o Cântico do Irmão Sol. A publicação do Pe. Bocalli foi feita em Forma Sororum 14 (1977) e em Collectanea Francescana 48 (1978). 
Para o contexto da composição do Cântico, remetemos a 2Cel 204, mas principalmente à Legenda Perusina, 45 (equivalente à Compilação de Assis, 85) e ao Espelho da Perfeição 90. 
Traduzi do original italiano seguindo a divisão de versos proposta pelo Pe. Omaechevarria na edição da BAC. 
A sigla para este documento é AuPo.