Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Formas de Vida para as Clarissas
  • Regra de São Bento

Regra de São Bento - Introdução

A Regra de São Bento é um monumento de mil e quinhentos anos na santificação de muitos milhares de homens e mulheres na história da Igreja e do mundo. Tem uma considerável influência de um documento, um pouco anterior, chamado a “Regra do Mestre”, e também das experiências monacais do Oriente. Também sofreu muitos acréscimos e adaptações desde o começo. Mas os estudiosos do século XX conseguiram restabelecer um texto bem próximo do que deve ter sido o original do grande Santo que, certamente, é o seu autor. 
Imposta a Clara e suas Irmãs no fim de 1215 ou no começo de 1216, logo após o IV Concílio de Latrão, a Regra dos Beneditinos foi substituída em 1219, quando o Cardeal Hugolino de Segni redigiu a sua “Forma de Vida”, ou “Constituições”. Tanto esse documento quanto a “Forma de Vida” de Inocêncio IV (1247) são adaptações muito livres da Regra Beneditina. Entretanto, ainda que as Regras de Isabel de França e do Papa Urbano IV tenham tido até menos influência da Regra beneditina e a de Santa Clara quase nenhuma, houve quem continuasse considerando beneditinas as suas Irmãs, durante séculos. 
Lembramos que a Regra de São Bento é o fundamento para a vida monástica e religiosa no Ocidente. Mas Francisco e Clara são originais. Conhecem e admiram São Bento, mas têm outra proposta a fazer. 
Santa Clara também aproveitou alguns trechos curtos, mas significativos da Regra Beneditina na Forma de Vida que redigiu. Para um estudo dessa influência, aconselho estes dois trabalhos: 
H. DE SAINTE-MARIE, OSB, Presence de la Règle Bénédictine dans la Régle de Sainte Claire, em Archivum Franciscanum Historicum 82 (1989) 3-20. 
G. SALVI, La Regola di S. Benedetto nei primordi dell’Ordine di S. Chiara, em Benedictina VIII (1954) 77-121. 
Para os que desejarem um estudo melhor, bem mais seguro, aconselhamos o livro “A Regra de São Bento”, editado pela Lumen Christi em 1980. 
Observamos, ainda, que não foi feita uma Regra para as Beneditinas. Homens e mulheres beneditinos seguem até hoje a mesma Regra. Santa Clara foi inovadora escrevendo a primeira Regra para mulheres. 
A sigla para esta Regra é FvSb.