Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Outros Documentos Medievais
  • Diversos
  • São Boaventura

São Boaventura - Francisco, o fundador

Francisco teve, se nos lembramos de sua primeira progênie, sete irmãos: ele era o oitavo: são aqueles que, por ordem do Senhor, ele enviou para as quatro partes do mundo, divididos dois a dois, e que, depois, por desejo do santo, o Senhor fez com que voltassem juntos. 
Francisco também teve três filhas: pois no começo de sua conversão fundou três igrejas: uma em honra dos santos Cosme e Damião, outra construída em honra do apóstolo Pedro, e uma terceira, em honra da bem-aventurada Virgem. E foi nesta última que o Senhor lhe revelou o caminho que devia seguir. 
E instituiu três Famílias religiosas. A primeira é a Ordem dos Frades Menores; a segunda, a Ordem das Irmãs de Santa Clara, que antes eram chamadas de Senhoras Pobres dos Santos Cosme e Damião, mas agora, desde que a bem-aventurada Clara foi canonizada, são chamadas Irmãs de Santa Clara. Depois instituiu a Terceira Ordem, chamada Ordem dos Penitentes, aqueles que são chamados de Irmãos Continentes. Ele instituiu essas três religiões como se fossem suas filhas, destinando-as ao culto de Deus:.