Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Outros Documentos Medievais
  • Testemunhos
  • Estevão de Narni

Estevão de Narni

No início da Ordem, — dizia Frei Estevão — era costume do bem-aventurado Francisco, quando recebia alguém que vinha a ele para viver na Ordem, revesti-lo com o hábito e a corda e confiá-lo a alguma abadia ou igreja, porque ainda não tinha lugares onde colocá-los... 
Frei Estevão também contava que o bem-aventurado Francisco não queria ter familiaridade com nenhuma mulher e não permitia que as mulheres tivessem com ele maneiras familiares. Parece que só tinha afeto por Dona Clara. E mesmo assim, quando falava com ela ou se estava falando dela, não a chamava por seu nome, mas chamava-a de “cristã”. Tinha um grande cuidado por ela e por seu mosteiro. 
E nunca autorizou a fundação de outros mosteiros, ainda que tenham sido abertos alguns durante sua vida porque outros se interessaram. E quando ficou sabendo que as mulheres recolhidas a esses mosteiros eram chamadas de irmãs, ficou muito perturbado e dizem que teria exclamado: “O Senhor nos tirou as esposas e o diabo nos arranja irmãs”. O cardeal Hugolino, bispo de Óstia, que era então protetor da Ordem dos menores, acompanhava essas Irmãs com grande amor. Uma vez, quando se despediu do bem-aventurado Francisco, disse-lhe: “Eu te recomendo aquelas senhoras”. Então Francisco respondeu com alegria: “Santo padre, de agora em diante que elas não sejam mais chamadas Irmãs Menores, mas, como dissestes, Senhoras”. E desde então foram chamadas Senhoras e não Irmãs. 
Não muito tempo depois morreu Frei Ambrósio, da Ordem dos cistercienses, penitenciário, a quem o cardeal Hugolino tinha confiado o cuidado dos referidos mosteiros, com exceção do mosteiro de Santa Clara. Então, Frei Filipe Longo tratou de fazer com que lhe fosse concedida pelo Sumo Pontífice a autorização de empenhar no serviço delas os frades menores, a seu juízo. Quando Francisco soube disso ficou muito perturbado e o amaldiçoou como destruidor de sua Ordem. 
Dizia o referido Frei Estevão que tinha ouvido o bem-aventurado Francisco pronunciar estas palavras: “Até agora a ferida estava na carne e havia esperança de poder curá-la; agora penetrou nos ossos e vai ficar quase incurável”.