Página de Estudos das Fontes Pesquisadas

  • Fontes Clarianas
  • Documentos Papais
  • Gregório IX

Gregório IX - Introdução

Hugo, ou Hugolino, da família dos condes de Segni, nasceu em Anagni e estudou em Paris. Era parente de Inocêncio III, que o fez cardeal em 1198 e bispo de Óstia e Veletri em 1206. Demonstrou seu valor em diversas missões como legado pontifício e teve um papel muito importante no pontificado de Honório III, que era bastante fraco. Hugolino era um homem piedoso, de grande pureza de vida, estudioso e enérgico. Foi grande amigo de santos como Francisco, Domingos, Clara, mas também dos cistercienses e camaldulenses. Foi eleito papa em 19 de março de 1227, sucedendo a Honório III. Seu relacionamento com o imperador Frederico II foi tumultuoso. No começo, confiou muito nele e o protegeu. Chegou a excomungá-lo, fez as pazes e excomungou-o outra vez. Teve uma atuação muito firme contra as heresias. No direito canônico, mandou compilar e publicar cinco volumes de novas Decretais, em 1234. 
Em 1219, deu às Damianitas a Forma de Vida que é conhecida como Regra de Hugolino. Canonizou Francisco de Assis, Antônio de Lisboa, Domingos, Isabel da Hungria. Apoiou Frei Elias, mas também o depôs quando viu que exagerava. Para tirar das mãos dos príncipes a vigilância em questões de fé, instituiu a Inquisição, que confiou aos dominicanos (1233). 
A Regra de Hugolino é apresentada no n. 5 da Segunda Parte, com outras Regras para as Clarissas. Está com uma bula de 1228. 
Estamos apresentando aqui 23 documentos de Gregório IX que nos interessam para o estudo de Santa Clara. O último é a carta pessoal que escreveu para Clara quando ainda era cardeal. Há outros, não tão interessantes.